quinta-feira, 21 de junho de 2012

História
São várias as histórias sobre sua origem. Uma diz que gatos de pelagem azul teriam vivido nas margens do Mar Branco, no Porto de Arkhangelsk no século XVII. Eles teriam sido levados por volta de 1860 para a Grã-Bretanha, e mais tarde em 1871 expostos em Londres como Russian Shorthair, Archangel Bleu ou Blue Foreign. Outra conta que a raça teria se originado na Bacia Mediterrânea, como o Chartreux, o que lhe teria dado os nomes de Gato de Malta e azul de Espanha.O nome Azul Russo foi oficializado em 1939.
Após a Segunda Gerra Mundial, foram feitos cruzamentos do Azul Russo com o British Shorthair e com o Siamês Blue Point afim de salvar a raça que nesta época estava escassa. Houveram grandes criações nos Estados Unidos e na Europa, principalmente na Inglaterra. Cada país com sua característica. O americano apresenta ainda um Azul Russo de pêlos semi-longos. A raça é venerada no Japão, e na Rússia considerava-se sorte dar sua imagem para noivas, fato comum antigamente.

Descrição
O Azul Russo é um gato de médio porte. O pêlo deste felino é curto e os olhos são  verde esmeralda. De ar nobre e harmonioso, o Azul Russo deve o seu nome ao manto azul que lhe cobre o corpo médio e elegante.
Temperamento
O Azul Russo é procurado como gato de companhia pelo seu temperamento tranquilo, tímido e discreto.
Fonte: Arca de Noé


Sem comentários:

Enviar um comentário